1. Tema do Projeto
Poesia todo dia
realizado em classes de alfabetização
2. Objetivo principal
Despertar a sensibilidade, a leitura, a interpretação, a imaginação, a sensibilidade, a emoção a a expressão artísticas através da poesia.
3. Objetivos específicos
1.Perceber a importância da informática nas atividades escolares;
2.Interagir com instrumentos e procedimentos tecnológicos;
3.Perceber diferentes modos de textos e leituras;
4.Despertar a sensibilidade;
5.Ler, recitar e ouvir diversos tipos de poesias;
6.Desenvolver a linguagem corporal e linguagem motora;
7.Assimilar novos vocabulários;
8.Conhecer vários poetas e pesquisar as biografias.
4. Conteúdos curriculares e disciplinas envolvidas
Língua portuguesa
leitura, interpretação, expressão oral
linguagem corporal
habilidades motoras e dramatizações
linguagens plásticas
observação de obras de artes e arte como forma de expressão.
5. Dinâmica da atividade
Apresentar e recitar o poema A boneca aos alunos.
Pedir que pesquisem na internet o poema A boneca de Olavo Bilac.
Ilustrar o poema através do programa tux paint.
Pesquisar a biografia do autor.
solicitar que os alunos em duplas produzam uma nova poesia utilizando o editor de texto (write)
Conhecer novas palavras e trabalhar a leitura e formação de palavras.
Imprimir os trabalhos e expor no mural da escola.
O aluno levará diariamente para casa um boneco/boneca onde reunido com a família recitará o poema A boneca de Olavo Bilac.
Após recitar o poema, deverá pesquisar um novo poema que será trazido para a turma no dia seguinte e apresentado em momento de leitura compartilhada, o aluno recitará aos colegas o poema trazido.
O professor apresentará um poema a cada 15 dias utilizando instrumentos e procedimentos tecnológicos para dar suporte as novas atividades educacionais.
6. Tempo total de realização do projeto
1 hora no laborátorio de informática.
Realizado ao longo do ano
7. Material e suporte necessário
laboratório de informática e computadores ligados na rede
Impressora
folhas brancas
poemas/cartazes
bonecos
8. Fontes de pesquisa
internet
currículo
9. Forma(s) de avaliação (ao longo do projeto e ao final do projeto)
Através do gosto e prazer pela poesia.
quinta-feira, 25 de setembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário