quinta-feira, 25 de setembro de 2008

TRABALHO FINAL

1. Tema do Projeto

Poesia todo dia
realizado em classes de alfabetização


2. Objetivo principal

Despertar a sensibilidade, a leitura, a interpretação, a imaginação, a sensibilidade, a emoção a a expressão artísticas através da poesia.


3. Objetivos específicos

1.Perceber a importância da informática nas atividades escolares;
2.Interagir com instrumentos e procedimentos tecnológicos;
3.Perceber diferentes modos de textos e leituras;
4.Despertar a sensibilidade;
5.Ler, recitar e ouvir diversos tipos de poesias;
6.Desenvolver a linguagem corporal e linguagem motora;
7.Assimilar novos vocabulários;
8.Conhecer vários poetas e pesquisar as biografias.




4. Conteúdos curriculares e disciplinas envolvidas

Língua portuguesa
leitura, interpretação, expressão oral

linguagem corporal
habilidades motoras e dramatizações

linguagens plásticas
observação de obras de artes e arte como forma de expressão.




5. Dinâmica da atividade

Apresentar e recitar o poema A boneca aos alunos.
Pedir que pesquisem na internet o poema A boneca de Olavo Bilac.
Ilustrar o poema através do programa tux paint.
Pesquisar a biografia do autor.
solicitar que os alunos em duplas produzam uma nova poesia utilizando o editor de texto (write)
Conhecer novas palavras e trabalhar a leitura e formação de palavras.
Imprimir os trabalhos e expor no mural da escola.
O aluno levará diariamente para casa um boneco/boneca onde reunido com a família recitará o poema A boneca de Olavo Bilac.
Após recitar o poema, deverá pesquisar um novo poema que será trazido para a turma no dia seguinte e apresentado em momento de leitura compartilhada, o aluno recitará aos colegas o poema trazido.
O professor apresentará um poema a cada 15 dias utilizando instrumentos e procedimentos tecnológicos para dar suporte as novas atividades educacionais.


6. Tempo total de realização do projeto

1 hora no laborátorio de informática.
Realizado ao longo do ano


7. Material e suporte necessário

laboratório de informática e computadores ligados na rede
Impressora
folhas brancas
poemas/cartazes
bonecos

8. Fontes de pesquisa

internet
currículo

9. Forma(s) de avaliação (ao longo do projeto e ao final do projeto)

Através do gosto e prazer pela poesia.

Nenhum comentário: